Olho seco é uma doença ocular ocasionada pela falta de lubrificação adequada da superfície dos olhos, devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrima. O problema está presente em 10% da população, e também é conhecido como síndrome do olho seco ou síndrome da disfunção lacrimal.
A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Ela é composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.
Uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima pode provocar o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. Essa condição que é conhecida como a síndrome do olho seco, acomete especialmente as mulheres mais velhas.
O distúrbio de Olho Seco ocasional, que pode ser facilmente controlado, é diferente da doença do Olho Seco crônica ou Ceratoconjuntivite Seca, na qual há uma conseqüente disfunção irritativa e inflamatória, que pode levar à destruição progressiva das células da superfície ocular.